Copa do Mundo 2014: 1ª fase – parte 1


A copa do mundo realizada aqui no Brasil, neste ano de 2014, tem muitas coisas para se falar, coisas q já foram faladas até encher o saco por N pessoas com 0 gabarito, coisas (estou usando a palavra ‘coisas’ de propósito, ok?) que vão desde política até urbanismo. Como já está saturado esse tema, e só para deixar registrado o que importa em uma copa do mundo DE FUTEBOL, é o F-U-T-E-B-O-L, vou deixar explicado o que ocorreu durante a copa FUTEBOLISTICAMENTE (juro que vou tentar me manter no tema, será difícil pois sou o rei de fugir do assunto tema, vocês (não) sabem).

Copa do Mundo 2014: 1ª fase – parte 1

 

Copa do mundo que começou no dia 12/06 o dia dos namorados, daria uma ótima crônica sobre os milhares de filhos de gringos que virão junto com as águas de março ou com o coelho da pascoa de 2015 (acho que fiz a conta certa), os “Filhos da PCopa”, porém vou me conter ao futebol que teve nesse dia (nem vou falar da abertura que gerou grande polêmica por ser, supostamente, pobre, sendo que estava igual as outras [Gente, não é olimpíada], ok que foi organizada por uma mulher (belga?) lá dos confins da Europa, mas pô. Futebol né. AH, nem vou falar do paraplégico que “voltou a andar” e deu o “chute inicial” “em campo”, muitos mamilos polêmicos para pouca bola em campo). Vamos escrever mais sobre a partida de estreia, depois fazer um breve highlight sobre a primeira fase.

ABERTURA-520-x-300-500x288leia mais clicando \/

 

BRASIL 3×1 CROACIA

A escalação brasileira foi a seguinte :

brasil e croacia

Ela vai se repetindo a bastante tempo, em uma das mesas redondas em que assisti na televisão, ouvi que essa escalação foi a que mais foi escalada em repetições desde os anos 50. Ou seja, falta de entrosamento e treinamento não era desculpa. Porém, apesar de eu dar spoiler e contar q o jogo foi 3×1, o jogo foi muito difícil, principalmente por que o Brasil (e boa parte do mundo futebolístico) tem uma série dependência desse pseudo-4-3-3 que é o “4-2-3-1” (aí você vem dizendo: “aff, vai começar com essa de esquema tático, vou embora” eu respondo ‘foda-se, picles no meio do seu bumbum’). Esse esquema com três meias funcionaram em CLUBES europeus (alguns poucos times brasileiros) por conta que os laterais não apoiavam tanto, pelo simples fato de se você tem um ponta esquerdo um ponta direito um meia atacante para servir o centroavante, justamente para atacar nas costas dos antigos laterais q iam até a esquina seguinte do estádio comprar um café e uma canoinha (modo de dizer, se você é idiota e não entendeu vou explicar, o lateral de antigamente ia até a linha de fundo e cruzava, deixando um buraco no seu lado da zaga), aí os pontas deitavam e rolavam. Portanto o BRteam seguiu essa linha, meteu hulk, neymar e oscar para servir fred. Encontrei no mínimo 3 erros nessa frase… sim, você que apostou em hulk fred oscar acertou, mas você que lembrou dos laterais ganhou mais pontos ainda. Tanto Daniel Alves quanto Marcelo, são laterais dos moldes antigos, que ajudam muito no ataque, praticamente armadores (gosto disso), então PARA QUE DEIXAR O HULK OSCAR E NEYMAR NESSA FUNÇÃO PRA SERVIR O FRED? Calma, respirei. Primeiro que os laterais atacavam como se não houvesse amanhã, segundo o brasil era super atacado nas costas de ambos (primeiro gol que o brasil levou foi em um cruzamento nas costas do Daniel Alves que bateu no Marcelo e resultou em gol, ‘hmmm agora faz sentido’), terceiro o brasil estava sem força ofensiva, Paulinho, Hulk e Fred apagadíssimos no primeiro tempo. Além do nervosismo de uma estreia da copa do mundo tudo isso errado, temos que agradecer pelo Neymar colocar a bola de baixo dos braços e resolver sozinho e fazer o gol quase aos 30 minutos do primeiro tempo, um verdadeiro golaço a lá Rui Chapéu (bilhar, deu uma snookada na caçapa do canto, aliviando o gol contra levado no começo do jogo).

neymar_brasil-croacia-reu

No segundo tempo, o Hernanes entrou no lugar do Paulinho na meia defensiva direita e o Bernard na ponta esquerda no lugar do Hulk (que estava na direita), o que levou o Neymar a mudar de lado, e depois de seu segundo gol (de pênalti, bem discutível por que Fred ‘foi puxado dentro da área’) e do amarelo que tomou no 1º tempo saiu para o lugar de Ramires, que no finzinho do jogo roubou uma bola no ataque, enfiou para Oscar que fez um belo gol de bico. 3×1 placar final. Sorte que a Croácia não estava inspirada no dia. O Brasil teve mais de 150 passes que a Croácia e o mesmo número (praticamente) de passes errados. O dobro de finalizações certas, o mesmo número de desarmes.

Aí já tínhamos que mudar para o segundo jogo, mas …

Surpresas da 1ª rodada

Logo no dia seguinte da estreia brasileira e da copa, quem deixou todos boquiabertos foi a Holanda em fazer 5×1, não em cima de Honduras, nem da Grécia ou Costa Rica (risos), mas da ex-campeã mundial ESPANHA. Sim, o mundo surpreso (menos eu que apostei 4×0, aí vc diz ‘uhhh gato mestre “sabichão” ’ eu respondo ‘mais uns picles no teu rabicó’). Sinto que fiquei nervoso e com medo do primeiro tempo, a Espanha se empunha com aquele seu futebol chato e quadrado TOTALMENTE burocrático, até fez um gol (de pênalti … BEM duvidoso em um jogador de caráter duvidoso [afinal, não o conheço] Diego ‘vou me naturalizar de outro país agora que saí da copa’ Costa), se a Holanda virou sensação e se ela ganhar o mundial, vai ser por conta do gol de Van Persie, um dos gols mais bonitos e estilosos que eu vi na face da terra, olha que eu prefiro gol de arrancadas e dribles e chutassos, NÃO TEVE NADA… A-B-S-O-L-U-T-A-M-E-N-T-E NADA DISSO, foi um LINDIIIIIIISSIMO cruzamento do meio campo (esquerda) e um peixinho da meia lua da área, último lance do 1º tempo foi esse gol, e não sei o santo que baixou, mas no segundo tempo a Holanda voltou e massacrou o time feio e chato da Espanha. Chegou um momento que a formação da laranja que jogava de azul era 3-1-4-1-ROBBEN. Dando na cara desse mundo 4-2-3-1.

article-2657479-1EBE913E00000578-364_1024x615_large

México 1 x 0 Camarões, Chile 3 x 1 Austrália (não foi fácil não meu fio), Colômbia 3 x 0 Grécia, Costa do Marfim 2 x 1 Japão (que começou ganhando mas o vigor físico dos africanos no segundo tempo fez a diferença).

No grupo da morte tivermos um belo Inglaterra 1 x 2 Itália (Itália jogando bem, mostrando um futebol BEM diferente dos últimos 15 anos, que era feio retranqueiro, se propôs ao ataque com jogadores jovens mesclando com experiência, por exemplo Pirlo com o Verrati, dupla incrível de mestre e aprendiz) e um belo Uruguai 1 x 3 Costa Rica… oi? 3? Sim! Parei depois para ver as estatísticas desse jogo e vi que o Uruguai teve mais posse te bola (pouco, mas teve), mais passes (Certo e errados, ou seja, tava tentando), porém nas finalizações estavam perdendo e a maioria para fora, desarme também perdendo. Ou seja, Costa Rica vem mantendo um futebol de ótimo meio campo, muito desarme (90% de efetivo), passes (90% também) e dribles (70%), fazendo os gols todos dentro da área. Todos os gols (da costa rica) no 2º tempo. Ou seja, faltou um ataque e uma maior disponibilidade em campo do time do Uruguai.

423528_heroa

Tivemos também um Suíça 2 x 1 Equador, França 3 x 0 Honduras, um humilde Argentina 2 x 1 Bósnia (que fez gol contra, e argentina ganhou suado), um belíssimo (not) Irã 0 x 0 Nigéria.

Surpreende Alemanha 4 x 0 Portugal (placar enganoso até certo ponto, pois o primeiro gol foi de pênalti depois o Pepe (lixo) foi expulso e Portugal foi pra cima e tomou mil gols do Muller, e um emocionante Gana 1 x 2 EUA.

Para finalizar a 1ª rodada vi ao vivo e a cores Bélgica 2 x 1 Argélia. E Rússia 1 x 1 Coréia do Sul.

 

Cinco dias de tirar o fôlego para essa copa que está sendo ótima em média de gol, viradas, emoções e surpresas. Logo venho com as 2 outras rodadas que fecharam a 1ª fase…

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s