Novas ciclofaixas, ciclorrotas e ciclovias (?) em São Paulo


por: hank h.

Primeiro vou explicar o título, o porquê do ponto de interrogação na ciclovia. A princípio eu ia falar sobre a ‘ciclovia’ que está sendo feita (vai ser posta em prática domingo próximo, dia 2 de setembro) na Avenida Paulista, uma das mais importantes e movimentadas e etc. de São Paulo, que vi umas faixas vermelhas no chão da Avenida, pensei que poderia ser só mais uma reivindicação dos ciclistas, mas só pra pouco entendedor (meia palavra basta é o cacete), melhor virar o bom entendedor, e fui atrás dos fóruns que costumo ir sobre urbanização (fiquei sabendo da reforma da Praça Roosevelt a muito tempo atrás, prometo fazer um post sobre o projeto da ‘nova luz’), e descobri que ia fazer um grande engano, o que tem em são Paulo (a maioria) é ciclorrota, que são as faixas pintadas de vermelho, que tem em varias avenidas importantes em São Paulo, ciclofaixa e ciclovia é totalmente diferente, veja na imagem abaixo,

1223018

Enfim, posso começar o post que originalmente pretendia fazer.

Depois de muito atropelamento e morte (nem sempre culpa do carro ou ônibus, mas sim da miscelânea generalizada que é a cidade de São Paulo, vias ridiculamente projetadas são as mais evidentes pra quem olha o mapa de São Paulo (nem precisa vir pra cá), e isso influência no transito (caótico) e estoura nos mais frágeis da escala de transportes, os ciclistas), a prefeitura de SP fez o projeto para os ciclistas poderem andar tranquilamente (espero) na Paulista, veja o trajeto.

1223018

1223018

1223018

 

A Avenida Paulista vai ganhar uma ciclofaixa que funcionará apenas aos domingos e feriados –será a quarta ciclofaixa de lazer da cidade.

A primeira, em funcionamento desde 2009, liga os parques Ibirapuera, das Bicicletas, Villa-Lobos e do Povo.

Em março, foram inauguradas uma na zona norte e outra na zona leste. Cerca de 100 mil pessoas usam as ciclofaixas a cada semana, diz a CET.

O projeto para a Paulista está pronto. A prefeitura só não definiu ainda o dia da estreia -deve ser em 26 de agosto ou 2 de setembro, sempre das 7h às 16h.

"A gente resolveu fazer a ciclofaixa porque não é uma avenida que a gente considera segura para bicicletas no dia a dia", disse Daphne Savoy, gerente de planejamento viário da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

“…Outra mudança é a interdição de um quarteirão da rua Haddock Lobo, entre a Paulista e a rua Luís Coelho. Com isso, quem trafega por ali não poderá cruzar a Paulista.”

Parte dois vem em um outro dia, com as faixas no centro de São Paulo e etc.

 

 

Folha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s