Coca-Cola tem corante que causa câncer e terá que mudar a fórmula


148088203

A fórmula de 125 anos, que poucos cientistas conhecem, jamais vazou ao mundo. Porém, o ingrediente que dá a cor ao refrigerante, o 4-mi, entrou na lista de cancerígenos nos Estados Unidos, e a empresa foi forçada a se adaptar. Para evitar que o refrigerante tivesse que estampar no rótulo um aviso como os dos maços de cigarro, a Coca-Cola começou a reduzir o nível do componente químico que dá a cor ao produto. Os cientistas dizem que o corante usado em colas, chocolates e até em cerveja contêm amônia e em grande concentração causa câncer. Mas segundo a Agência Americana que regula alimentos e remédio, FDA, o consumidor precisaria beber mil latinhas do refrigerante por dia para correr o risco de desenvolver a doença.

4-METILIMIDAZOL
Também conhecido como 4-MEI ou apenas 4-MI, é um subproduto de uma reação química conhecida como processo amônia e serve para dar a cor marrom aos refrigerantes sabor cola. Não possui valor nutritivo, apenas função estética. Pesquisas demonstraram, em modelos animais, que a substância pode causar câncer.

Opinião do especialista

Auro del Giglio professor titular de oncologia e hematologia da Faculdade da Fundação ABC

Existem várias substâncias capazes de causar câncer, o que não significa necessariamente que vão de fato provocar a doença.

Até falar no celular, segundo uma agência de saúde

da ONU, pode causar câncer. Mas as chances são extremamente pequenas. É o caso dessa substância. Precisaria ingerir muito refrigerante para que o 4-MEI causasse câncer.

O que não significa que beber refrigerante demasiadamente é seguro, pois ele causa uma série de outros problemas, como obesidade.

Ninguém deve ficar preocupado e nem é necessário parar de beber refrigerante. Mas é recomendável não consumir em excesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s