Lula e a nova ordem mundial


 lulabush2002int

Gostam da ideia da Nova Ordem Mundial?
Então eis as palavras de Lula da Silva, hoje, em Lisboa:

Reformar as Nações Unidas "e o seu Conselho de Segurança" e "forjar uma ordem económica mundial menos desigual" são passos fundamentais para a "construção de uma ordem mundial que traduza as nossas aspirações de liberdade e de justiça social", defendeu o ex-Presidente do Brasil, Lula da Silva, no discurso com que recebeu na Assembleia da República em Lisboa o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa.

A moldura das alianças e das organizações internacionais construída do século passado, influenciada pela Guerra Fria, tornou-se manifestamente incapaz de dar conta das pressões do século XXI. É preciso mudar. É preciso levar em conta a existência da África, do Oriente Médio, da América Latina, da Índia.
O processo democrático ganha nova dimensão quando acompanhado da garantia dos direitos económicos e sociais vários, da redução das desigualdades e da construção de uma sociedademais justa do ponto de vista social e económico.
O conceito de direitos humanos vai além da garantia das liberdades individuais, da faculdade de expressão e de escolha dos seus dirigentes. O desenvolvimento económicotem de estar ao serviço da redução das desigualdades sociais, sem paternalismo, promovendo a inclusão das pessoas mais pobres à plena cidadania, para que sejam protagonistas, expressem as suas vontades, lutem e obtenham conquistas dentro de um processo democrático.

Para Lula, os países emergentes estão a provar que é "perfeitamente possível combinar umcrescimento económico vigoroso e continuado com uma forte distribuição de renda e ampliação de direitos sociais".
E num mundo em crise financeira, "a melhor resposta é a retomada do crescimento mundial", sustenta. Em contraste, "o ambiente de estagnação ou de recessão é o pior para a causa dos direitos humanos".

Tanto para esclarecer: falar duma nova ordem mundial não significa necessariamente falar da Nova Ordem Mundial. A primeira é uma forma de indicar uma sociedade futura, a segunda indica uma estrutura maligna (NWO).
Como curiosidade: quem costuma tratar do uso da linguagem, reconhecerá algumas partes interessantes. 
Ips dixit.
Fonte: Públicolula-e-a-nova-ordem-mundial-737938

 

http://informacaoincorrecta.blogspot.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s